quarta-feira, 26 de novembro de 2008

2° ENCONTRO ONLINE:05 a 12/11/2008

Objetivo da aula:

  • Utilizar ferramentas de comunicação.

  • Listar e distinguir as ferramentas de comunicação via Internet: bate-papo (chat), fórum, lista de discussão.

  • Refletir sobre as transformações que essas feramentas de comunição provocam na sala de aula e na interação professor/aluno.

  • Elaborar texto contendo as reflexões sobre as várias ferramentas de comunicação.

  • Elaborar proposta de utilização pedagógica das ferramentas aprendidas.

  • Conhecer procedimentos de segurança e etiqueta para comunicação na Internet

DINÂMICA DA ATIVIDADE:

2º Momento On-line Turma do Régulo:

  • A expressão "ferramenta pedagógica" tem, portanto, um significado bastante amplo. Ela deve ser entendida como qualquer objeto, natural ou construído pelo homem, cuja finalidade possa ser definida como facilitador de apreensão da realidade relativa a um determinado fenômeno. Assim, por exemplo, um martelo não é uma ferramenta pedagógica, pois, esta não é sua finalidade original. Contudo, sua "transformação" para fins pedagógicos depende apenas da intenção de quem o manipula para ensinar, por exemplo, os conceitos de força e alavanca tratados em Física.
    A despeito do fato de que qualquer objeto possa ser transformado em ferramenta pedagógica, a área de Tecnologia Educacional preocupa-se com a construção de artefatos que intencionalmente tenham finalidades pedagógicas. Naturalmente, o computador, por ser programável e necessitar de uma linguagem textual e pictórica para seu uso, é um dos artefatos mais importantes.
    Assim, no escopo deste artigo, são especialmente importantes os mediadores semióticos, isto é, baseados em signos [Noth90] p. 79, pois a relação do estudante com o computador se dá através da interface do programa.
    O uso do computador, como ferramenta pedagógica, proporciona ao aluno interação com o mesmo, manipulando conceitos e, desta forma, contribuindo para seu desenvolvimento mental. Através desta interação, o aluno está construindo seu aprendizado; por exemplo, na atividade de programação, o aluno desenvolve ações de descrição, reflexão e depuração de idéias [Valente9],
    Nota: mailto:http://www.c5.cl/ieinvestiga/actas/ribie98/206.html?subject=Ferramentas Pedagógicas pag. 42.
    O que é Bate-Papo - É o mesmo que chat, bate-papo online, bate-papo virtual ou sala de bate-papo. São salas que reúnem internautas identificados por nicknames, dispostos a socializar e trocar informações em tempo real.
    O que é Forum – É uma ferramenta que roda numa página na internet, permite a professores e alunos discutirem alguns tópicos do curso, através de mensagens que são colocadas na página a qualquer momento e que podem ser acessadas a qualquer tempo e lugar, por quem entra naquela página.
    Lista de discussão – permitem que grupos de pessoas se comuniquem entre si continuamente: a mensagem que um envia chega a todas as outras e todo mundo pode responder, comentar ou colocar novas mensagens que chegam por correio eletrônico e que também podem ficar disponíveis numa página na internet, como: http://groups.yahoo.com/.) ou (www.grupos.com.br).
    Blogs– São páginas interativas na internet utilizadas principalmente para contar experiências pessoais, de grupo e que também podem ser utilizadas por professores e alunos para aprender. Quando predominam as imagens chamam-se videologs ou vlogs.
    Chat – É o mesmo que bate-papo.
    O advento das tics revolucionou nossa relação com a informação. Se antes a questão chave era como ter acesso as informações, hoje elas estão em toda parte, sendo transmitidas pelos diversos meios de comunicação. A informação e o conhecimento não se encontram mais fechados no âmbito da escola, mas foram democratizados.
    O novo desafio que se abre na educação, frente a esse novo contexto, é como orientar o aluno, a saber, o que fazer com essa informação de forma a internalizá-la em conhecimentos e, principalmente, como fazer para que ele saiba aplicar este conhecimento de forma independente e responsável.
    O professor se vê frente a uma situação que implica novas aprendizagens e mudanças na prática pedagógica. Novas propostas pedagógicas vêm sendo aplicadas favorecendo o aprendizado contextualizado do aluno e a construção do conhecimento, utilizando os recursos tecnológicos como um apêndice da aula. O trabalho com projetos é um procedimento de integração das mídias na prática pedagógica, Em se tratando dos procedimentos de segurança e a etiqueta para a comunicação na internet, é necessário conhecer as especificidades e os recursos midiáticos, tendo em vista a incorporá-los nos objetivos didáticos do professor de maneira que possa enriquecer com novos significados visando a aprendizagem do aluno.Que o uso das mídias possa ser integrado às atividades pedagógicas, de modo a propiciar aos alunos novas formas de buscar, interpretar,representar e compreender os conteúdos.A mediação do professor é fundamental pois,ao mesmo tempo que o aluno precisa reconhecer a sua própria autoria no projeto, ele também precisa sentir a presença do professor que ouve,questiona e orienta;visando propiciar a construção do conhecimento do aluno.Tecnologias na Educação: www.eca.usp.br/prof/moran/desfios.htm
    (Marlene, Juvenita, Rosineide, Silma, Ana Meire, Juciara, Caio, Veruska, Márcia)

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